Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida q. b.

A vida. Nem sempre escorreita mas também nem sempre difícil e onde sempre existe motivo para sorrir, mesmo que para disfarçar as lágrimas.

Vida q. b.

A vida. Nem sempre escorreita mas também nem sempre difícil e onde sempre existe motivo para sorrir, mesmo que para disfarçar as lágrimas.

12/02/18

Futsal - Gánhamos. Mereceram...

Futsal Euro 2018 Portugal Campeão.jpg

Fonte:UEFA

 

... não foi todo o Portugal que mereceu o Título de Campeão Europeu de Futsal mas apenas o Portugal que "vê" além do Futebol 11.

 

Sou bruta, dirão. Todos ficámos orgulhosos e felizes, dirão.

 

Sim, de facto, todos ficámos orgulhosos e felizes mas há uma enorme diferença entre quem se orgulha da caminhada desta modalidade (Futsal) e desta equipa, que acompanhou, que apoiou, por quem sofreu, que tem visto reconhecidos valores individuais e colectivos lá fora mas pouco cá dentro onde faz parte de uma minoria; daqueles que se orgulham apenas por ver chegar um novo troféu internacional conquistado por Portugal para rechear a "prateleira" da Federação na Cidade do Futebol e que amanhã, se ninguém os lembrar, já esqueceram.

 

A prateleira da Cidade do Futebol está cheia de exemplos destes, não é sequer necessário ir muito longe está logo ali pouco distante do troféu agora conquistado, a Taça do Mundo FIFA em Futebol de Praia (ganha em 2015) secundada pelo Trofeu de Campeão da Europa desse mesmo ano.

 

Portugal-campeão-do-mundo-futebol de praia 2015_f

 Fonte:FPF

 

Já não lembravam? Nem eu, infelizmente. No entanto lembrava a Taça que fica entre aquelas e a de anteontem, a do Euro 2016 de Futebol 11. Não digo lamentavelmente porque é importante recordar também essa, a questão é que todas deveriam ser assinaladas e lembradas da mesma forma e não são.

 

A equipa campeã, os jogadores e jogadoras de Futsal deste país e as suas equipas técnicas, os seus familiares e apoiantes de sempre, a Federação Portuguesa de Futebol pelo seu apoio, estão de parabéns. Portugal também mas...

Facto representativo disto mesmo, onde estava o Sr. Presidente da República que não foi assistir à final do Euro Futsal 2018 à semelhança do que fez com a final do Euro 2016 de Futebol 11? Não pode ir a todas? Até posso concordar mas também não posso deixar de notar que essa presença / ausência é reflexo de um Portugal focado no Futebol 11, onde as outras modalidades ficarão sempre aquém desta.

 

Querem mais exemplos:

 

1 - O Ricardinho merece mais que uma comparação com Cristiano Ronaldo. O Ricardinho é único, ganhou à muito o direito de não ser comparado a ninguém.

Ricardinho 2018.jpg

Fonte: UEFA

2 - O autocarro fez o trajecto Aeroporto / Belém rápido demais. Bem sei que era domingo, domingo de Carnaval ainda por cima, mas mesmo assim não pude deixar de notar que os automóveis, na faixa contrária, na sua esmagadora maioria, continuaram na sua vidinha, lá havia um outro que buzinava mas pouco mais.

 

3 - A recepção do Presidente da República foi curta e nem ao exterior, à varanda, vieram.

 

Nota positiva à Sr. Ministro da Educação nesta ocasião. Gostei das suas palavras. Gostei que se tivesse referido ao Desporto Escolar. O Desporto Escolar é importante para apresentar modalidades a esta juventude de pais e comunicação social centrados no futebol 11 é assim que descobrem modalidades que nem imaginavam que existiam, que aprendem a gostar e, eventualmente, crescem a praticar.

 

Nota Final para:

1 - Renovar os Parabéns a esta equipa. Parabéns pelo vosso trabalho e pelo vosso acreditar.

 

2 - Parabéns ao Ricardinho. Merecia. E deu para perceber que os colegas pensavam exactamente o mesmo que eu o que indica o quão excepcional ser humano e colega o Ricardinho é. Obrigada por seres português (numa modalidade que troca de nacionalidade é tão usual).

 

3 - Parabéns à equipa (jogadores e técnica) e, em vós, parabéns a todo o Futsal, modalidade que me faz os nervos em frangalhos mas à qual adoro assistir muito devido ao enorme fairplay de que todos vós são exemplo maior.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.